Descubra o Intrigante Processo de Fabricação das Baterias para Carros Elétricos na BorgWarner em Piracicaba

O Futuro da Mobilidade Elétrica

Os veículos elétricos estão revolucionando o cenário da mobilidade, deixando para trás os motores a combustão. Enquanto os motores a gasolina são velhos conhecidos com mais de um século de história, os veículos elétricos são uma novidade empolgante. A fábrica da BorgWarner em Piracicaba (SP), uma renomada fabricante de baterias e tecnologias voltadas para a descarbonização de veículos.

Uma Jornada pela Fábrica de Piracicaba

A BorgWarner, fornecedora de turbos para gigantes como Stellantis e Volkswagen, abre as portas de sua linha de produção, revelando um processo meticuloso. A fábrica em Piracicaba é responsável pela produção das baterias que alimentam os ônibus elétricos da Mercedes-Benz em São Paulo.

Partes Essenciais das Baterias

Antes de mergulharmos no processo de fabricação, é crucial compreender a estrutura das baterias dos veículos elétricos. O sistema é composto por células de energia, abrigando o Sistema de Gerenciamento da Bateria (BMS). Módulos de conexão (Junction box), unidades de recarga de corrente direta (DCCU) e a Unidade eletrônica de controle (EDCU) completam esse intrincado conjunto.

As células de energia, a menor parte da bateria, são interligadas, formando módulos. Cada bateria é dividida em nove módulos, proporcionando praticidade na manutenção e reforçando a segurança, com paredes resistentes a incêndios.

O Desafio da Montagem

Embora a BorgWarner ainda não produza totalmente as baterias no Brasil, a fábrica em Piracicaba recebe gabinetes equipados com módulos importados, principalmente da Alemanha. O desafio é configurar esses equipamentos para atender aos padrões dos veículos nacionais.

Durante a visita à fábrica, testemunhamos o meticuloso processo de montagem. Equipamentos de última geração monitoram cada movimento dos técnicos, garantindo precisão e eficiência. Após a importação, os gabinetes são abertos para a instalação do BMS configurado no Brasil, passando por um rigoroso processo de atualização antes de serem enviados para os ônibus.

Operação Precisa e Segura

As baterias de veículos elétricos operam em até 665 V, armazenando 98 kWh de energia. Cada ônibus comporta de quatro a cinco baterias, além das unidades de conexão, controle e recarga. A vida útil dessas baterias é impressionante, alcançando 4000 ciclos de recarga, equivalente a cerca de oito anos de uso. Após esse período, as baterias podem ser reutilizadas em bancos de recarga ou recicladas.

A Segurança como Prioridade

Uma preocupação comum dos usuários envolve a segurança das baterias de veículos elétricos. Questionados sobre esse aspecto, executivos da BorgWarner destacaram não apenas as medidas existentes nas baterias, mas também acordos e treinamentos com órgãos de segurança. É crucial compreender que, em casos de incêndio, a combustão química pode ser controlada, minimizando danos.

O Crescimento Contínuo da BorgWarner

Na conclusão da visita, Marcelo Rezende, Diretor de Sistemas de Baterias, revelou os impressionantes números de crescimento da BorgWarner. A partir do próximo ano, a empresa planeja exportar suas baterias para outros mercados, aumentando a produção significativamente.

Conclusão: Rumo a um Futuro Sustentável

A BorgWarner destaca-se não apenas pela qualidade de suas baterias, mas também pelo compromisso com a segurança e sustentabilidade. Em um mercado cada vez mais voltado para a eletrificação, a expertise da BorgWarner coloca o Brasil no mapa da produção de baterias para veículos elétricos.

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