Carros Elétricos do Passado: Conheça 5 Tentativas
Os carros elétricos não são uma inovação recente. Surgiram junto com os primeiros automóveis no século XIX, sendo inicialmente populares como táxis e uma opção amigável para as mulheres, dispensando a necessidade de girar pesadas manivelas para dar partida.
O Impacto do Ford T
No entanto, a ascensão do Ford T, com seu motor a gasolina, foi um divisor de águas que popularizou os veículos a combustão, relegando os elétricos a um segundo plano. Mesmo assim, a propulsão elétrica persistiu, encontrando nichos específicos e sendo periodicamente apresentada como uma alternativa mais econômica aos combustíveis fósseis.
Hoje vivemos numa era em que os carros elétricos são não apenas uma realidade, mas uma opção viável. Modelos como o Nissan Leaf, o Mitsubishi i-Miev, e o icônico Tesla Model S pavimentaram o caminho para a aceitação e desejabilidade da eletricidade como fonte de energia. No entanto, antes desses avanços, houve tentativas pioneiras que merecem ser lembradas.
1. Henney Kilowatt: O Precursor
O Henney Kilowatt, produzido nos EUA entre 1959 e 1960, foi o primeiro carro elétrico produzido em série no mundo. Baseado no Renault Dauphine, esse sedã elétrico contava com um motor de 7 cv, câmbio automático de três marchas, e uma autonomia inicial de apenas 64 km, que subiu para 105 km no modelo de 1960. Apesar das limitações, apresentava inovações como um carregador embutido, tornando-o pioneiro em seu tempo.
2. Caminhões de Leite Britânicos: Silenciosos e Eficientes
Na Inglaterra, os caminhões de leite elétricos eram uma solução criativa para entregar produtos frescos sem acordar a população. Substituindo as carroças tradicionais puxadas por cavalos no início do século XX, esses mini caminhões eram silenciosos e eficientes, refletindo uma abordagem inovadora para atender às necessidades da época.
3. Gurgel Itaipu: A Visão Brasileira
No Brasil, João Augusto do Amaral Gurgel, visionário que era contra o etanol, desenvolveu o microcarro elétrico Itaipu como alternativa. Com preço semelhante ao do Fusca, o veículo utilizava 10 baterias de 12 volts em série, oferecendo uma autonomia de menos de 100 km e uma velocidade máxima de 50 km/h. Embora limitado em alcance, o Gurgel Itaipu representou uma visão brasileira única na busca por soluções sustentáveis.
4. Peugeot 106 Electrique: O Sucesso Discreto
Nos anos 90, a Peugeot lançou o 106 Electrique na Europa, uma versão elétrica do compacto importado para o Brasil. Com um motor de 27 cv e uma autonomia de 100 km, o modelo teve relativo sucesso, mas não alcançou as projeções ambiciosas da Peugeot, vendendo apenas 6.400 unidades em oito anos. No entanto, sua eficiência em ambientes urbanos destacou-se, mostrando o potencial dos veículos elétricos nesse cenário.
5. Fiat Palio Weekend Elétrica: Inovação Nacional
Antes do Fiat 500e, a Fiat no Brasil já havia experimentado com carros elétricos, apresentando a Palio Weekend elétrica. Desenvolvida para rodar dentro da usina hidrelétrica de Itaipu, esse veículo elétrico oferecia 20 cv, acelerando de zero a 60 km/h em 9 segundos, com autonomia de 120 km. A Fiat produziu 66 unidades, utilizadas em locais emblemáticos como o Parque Nacional do Iguaçu e o arquipélago de Fernando de Noronha.
Se hoje desfrutamos de carros elétricos avançados e eficientes, é importante olhar para o passado e reconhecer essas tentativas pioneiras que contribuíram para o desenvolvimento dessa tecnologia.